Oficina de Leitura e Escrita Criativa

Tendo em conta o Plano de Acção no âmbito do Programa Nacional de promoção do Sucesso Escolar, este ano, os alunos do 2º ciclo deste Agrupamento usufruem de um tempo lectivo semanal, onde funciona uma Oficina de Leitura e Escrita Criativa que, como o próprio nome indica, se destina a fazer os discentes melhores leitores e melhores escreventes de língua portuguesa.

Apesar de ser de cariz não obrigatório, praticamente 100% dos Pais/Encarregados de Educação permitiram e incentivaram os respectivos educandos à sua frequência, reconhecendo a sua importância no processo ensino aprendizagem.

Os alunos têm revelado bastante interesse, mostrando-se bastante entusiasmados na produção de trabalhos vários que irão sendo publicados ao longo deste ano lectivo.

Começamos com os trabalhos:

EU SOU …

Eu sou o computador Rafael, tenho 10 anos e vivo numa casa em Braga. A minha palavra-passe, ou passeword, como se diz em linguagem de computar, já foi mudada 18 vezes, por isso, se me enganar, avisem.

A minha dona está sempre no youtube (mais outro vocábulo inglês!) a ver vídeos de gatos e músicas. Eu já estou muito farto disto! Ela nunca faz mais nada!

É também muito descuidada comigo, pois só me mexe depois do lanche e o meu teclado está todo cheio de chocolate, vejam só! E é muito … ah… esperem, estou a receber um e-mail… Não!  Era engano!!! Perdoem!

A minha dona apaga sempre a luz da divisão onde estou e, como tenho muito medo do escuro, salta-me a pen e perco as minhas informações.

A minha passeword é ********. Desculpem lá …  é  CONFIDÊNCIAL!!!

Não gosto muito da minha vida mas, pelo menos, a internet é a minha grande inteligência!!!

Rafael Simões, 5º A, Oficina de Leitura e Escrita Criativa

 

Olá! Eu sou um lápis, chamo-me Pantufa e tenho dois anos! O meu dono leva-me sempre para a escola para me mostrar aos seus amigos.

Certo dia, o meu dono começou a roer-me. Andava sempre cheio de baba, mordia-me sempre com aqueles malditos dentes e eu, pobre coitado, sempre todo picado! De tanto me afiar, ia sempre ficando mais pequenino. Afiava hoje, afiava amanhã e era sempre assim. E eu mirrava, mirrava …

No dia seguinte, levou outro lápis novo para a Escola. E, a partir desse dia, abandonou-me e nunca mais me afiou!

Rogério Santos, 5º A, Oficina de Leitura e Escrita Criativa

 

Viva! Eu sou uma impressora e chamo-me Eva. Sou grande, preta e tiro muitas cópias.

A minha dona mexe nos meus botões com as mãos, não muito limpas e eu sou muito asseadinha. Quando quiser imprimir um desenho a cores, vou deixar ficar a folha toda preta e assim, pode ser que ela comece a ter mais cuidado comigo. Ela chama-se Alexandra e é muito má. Não gosto nada dela e, para além disso, deixa-me sempre ligada.

Vou tentar ficar doente, ou seja avariada, para ver se consigo sair daqui. Da próxima vez que for preciso uma fotocópia, vou encravar o papel.

Sabem, não me importo de ir para reparar, porque também já ouvi dizer que a minha dona me quer substituir. Por isso, sei que vou ficar bem entregue, pelo menos, enquanto estiver na loja, porque o Senhor Alfredo trata muito bem os seus equipamentos de escritório.

Eva Martins, 5º A, Oficina de Leitura e Escrita Criativa

POESIAS (Quadras e Acrósticos)

acrostico

Poemas do 6º A

Oficina Escrita Criativa

Escrita inspiradora e criativa

Para a escrita criativa desenvolver

Na Oficina da Leitura te deves inscrever

Para bons resultados obter

Apenas tens de aparecer.

Quadra realizada por Prof. Cláudia Luis

Escrita inspiradora e criativa

Vou aprender.

Por ser alegre e ativa

Vou com ela crescer.

Quadra realizada por Francisca

Incomparável e valiosa

Aprendizagem realizada,

Para me tornar famosa,

Vou fazer escrita encantada.

Quadra realizada por Jéssica

Para adquirir sabedoria

Tenho que ser imaginativo!

Escrita com categoria

Tenho que ser pensativo.

Quadra realizada por Afonso

Criativa, alegre e divertida

Até ao final da vida!

Sempre em harmonia,

Uma boa companhia

Quadra realizada por Carlos

Constante, rigorosa,

Talentosa, valiosa!

Imaginativa será,

Agradável permanecerá!

Quadra realizada por João

Escrita transparente

Para desenvolver a mente!

Sempre de forma rigorosa

Para ser talentosa!

Quadra realizada por Lara

Tornamo-nos inteligentes

E bastante criativos,

Trabalhando as nossas mentes

Com poemas divertidos!

Quadra realizada por Mariana


PROVÉRBIOS E DITOS POPULARES

Desde o início do ano letivo, a nossa professora de Português inicia sempre a aula com o registo no quadro de um ou dois provérbios/ditados populares, a fim de explicarmos o seu significado e desenvolvermos a nossa oralidade.

A maioria dos ditados populares que aprendemos têm a ver com o tempo, clima, estações do ano e respetivas atividades agrícolas respeitantes a cada mês do calendário.

Nos meses de setembro e de outubro, ficámos a conhecer os seguintes:

“Pelo S. Mateus (21 de Setembro), chuva até ao Menino Deus.” / “Pelo S. Mateus, não peças chuvas a Deus.”

“Setembro ou seca as fontes ou leva as pontes”;

“Setembro molhado, figo estragado.”;

“Para vindimar, deixa setembro acabar.”;

“Vindima molhada, pipa depressa estragada.”

“Corra o ano como for, haja em agosto calor.”;

“Pelo S. Miguel (29 de Setembro), estão as uvas como o mel.” / “Quem planta no S. Miguel, vai à horta quando quer.”;

“Em outubro sê prudente: guarda pão, guarda semente.”;

“Em outubro não fies só lã; recolhe o teu milho e o teu feijão, senão de Inverno tens a barriga em vão.”;

“Logo que outubro venha, procura lenha.”;

“Em outubro, o lume já é amigo.”;

“Se em outubro demorares a lavrar, pouco hás de enceleirar.”;

 “Em outubro pega tudo.” / “Em Outubro seca tudo.”;

“No outono, o sol tem sono.”;

“Outubro quente traz o diabo no ventre.” / “Outubro meio chuvoso, torna o lavrador venturoso.”; / “Outubro sisudo, recolhe tudo.”;

“No dia de S. Simão (28 de Outubro) quem não assa um magusto não é bom cristão.” / “Em outubro, S. Simão, semear sim, navegar não.”

CURIOSIDADES (ou ainda acerca de provérbios …)

Sabias que os provérbios/ditados populares “COR DE BURRO QUANDO FOGE” e “QUEM TEM BOCA VAI A ROMApoderão estar errados e que se devem dizer, respetivamente “CORRO(A) DE BURRO QUANDO FOGE” e “QUEM TEM BOCA VAIA ROMA”?!

Também ficámos muito admirados e a professora sugeriu que fossemos investigar. E fomos à Internet. Só que há várias explicações. Parece que nem todos se entendem quanto ao significado dos mesmos.

Uma das explicações que encontrámos para o primeiro é que, como os burros irritados, enraivecidos são muito perigosos, devemos não estar por perto, mas sim correr, afastarmo-nos deles, o mais rápido possível.

Ao longo dos tempos, parece que o “corra” ou “corro” passou a “cor”.

Quanto ao segundo ditado popular, “vaia” é do verbo “vaiar”, que significa “apupar”, “fazer chacota” à cidade do império romano, Roma. Mas, atenção, há quem diga que, afinal, está correto, porque traduzindo do italiano “Chi há la língua arriva Roma” é igual a “Quem tem boca vai a Roma”.

CONFUSOS?! Nós também!

Para a próxima há mais!

Oficina de Leitura e Escrita Criativa – Turmas 5º A e B

 

Deixe um comentário