Educação Sexual Na Escola

A Educação Sexual nas escolas é uma necessidade e um direito das crianças, jovens e das famílias, previsto na legislação portuguesa desde 1984 (Lei n.º 3/84 – Direito à Educação Sexual e ao Planeamento Familiar).

A lei 60/2009 foi regulamentada através da Portaria n.º 196A/2010, que define os conteúdos da educação sexual para cada ciclo do ensino básico e secundário.

Tomando como ponto de partida que falar de sexualidade é uma parte integrante da vida de cada indivíduo que contribui para a sua identidade ao longo de toda a vida e para o seu equilíbrio físico e psicológico, a psicóloga escolar implementou atividades com os alunos do 2.º e 3.º ciclo.

As turmas do 5.º e 6.º ano trabalharam o tema da valorização do corpo e das relações entre as pessoas, do crescimento pessoal e da vida em sociedade.

Com os alunos do 7.º, 8.º e 9.º as sessões realizadas ao longo de 90 minutos trataram a prevenção da gravidez na adolescência.

Durante este ano letivo, o Gabinete de apoio ao aluno e à família, em articulação com o projeto de Educação para a Saúde, prosseguirá a promoção de atividades de apoio às famílias na educação sexual de crianças e jovens.

Joana Marta
Psicóloga Escolar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s